Quiropraxia para dor lombar: o que você precisa saber? - Profisio Center Skip to main content

Quase todo mundo sofre de dor lombar em algum momento da vida. A quiropraxia, então, vem como uma solução para quem lida com esse tipo de infortúnio, mas não necessariamente precisa de cirurgia. Geralmente, os quiropraxistas mantêm um foco único na manipulação da coluna e no tratamento das estruturas circundantes.

Para entender melhor: a lombar tem como principal objetivo fornecer suporte, flexibilidade e força à parte de cima do corpo. Não é de se admirar, então, que ela seja tão sensível à dor e aos ferimentos da vida cotidiana.

No mais, a dor lombar é uma condição de causas e níveis variados, ou seja, pode ser leve e irritante, ou severa e debilitante. Para saber, então, como a quiropraxia melhora esse quadro em todos esses aspectos, continue conosco.

O que é a quiropraxia e como ela ajuda na dor lombar?

A quiropraxia é uma área de saúde que se dedica ao tratamento não cirúrgico de doenças do sistema nervoso e/ou músculo-esquelético. Geralmente, o foco é na manipulação da coluna e estruturas circundantes.

Um fisioterapeuta quiropraxista trata, principalmente, doenças relacionadas à coluna. Isso inclui lombar, parte superior das costas (coluna torácica) e pescoço (coluna cervical). No entanto, eles também costumam trabalhar com outras partes do corpo como joelhos, ombros etc.

Esse tratamento, no fim das contas, pode ser uma ótima forma de controlar e aliviar a dor lombar. Afinal, ele fornece aos pacientes um tratamento seguro, não invasivo e não dependente de analgésicos.

A terapia, aqui, é suave, não invasiva e não viciante. Seus ajustes reduzem as restrições de movimentos das articulações da coluna e do corpo de forma geral, em um esforço para melhorar a função da região afetada.

Ao aumentar a mobilidade das articulações e melhorar a função do sistema nervoso e a saúde da coluna, o corpo consegue controlar melhor os sintomas causados ​​pela dor lombar.

O que se deve esperar na primeira visita ao fisioterapeuta quiropraxista?

Primeiro, o profissional avalia os aspectos médicos e mecânicos das dores do paciente. Para isso, há um diálogo extenso entre os dois e, claro, uma série de exames físicos. Após tudo isso, as “teses” sobre o que pode estar acontecendo com a lombar do paciente começam a ser construídas e, consequentemente, as opções de tratamento.

E, por fim: com que frequência preciso consultar um fisioterapeuta quiropraxista?

Geralmente, as consultas variam entre duas vezes na semana, até uma vez ao dia. Tudo depende da gravidade da situação. Na medida em que o quadro melhora, as visitas são mais espaçadas e o paciente também consegue fazer alguns exercícios por conta própria.

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado com o nosso Blog e redes sociais (Facebook e Instagram)! Estamos te esperando.