Terapia de casal: quando fazer e seus benefícios - Profisio Center Skip to main content

Ter relacionamentos amorosos faz parte essencial das nossas vidas, pois eles nos trazem alegria, companheirismo e apoio emocional, nos dando aquele sentimento de construir algo importante com a ajuda de alguém.

Porém, também não dá para evitar que os casais enfrentem momentos mais difíceis e que geram conflitos ao longo dos anos. Quando essas dificuldades aparecem, vão acumulando e se mostram constantes, a terapia de casal pode ser uma ótima ferramenta para ajudar a fortalecer o relacionamento e superar os obstáculos.

Neste post, você vai ver quando é necessário buscar essa solução e também as formas que ela pode ajudar os relacionamentos. Pareceu interessante para você? Então, continue a leitura!

Quando fazer terapia de casal?

Fazer terapia de casal é uma decisão que muitos casais consideram difícil. “Como assim vamos ter um terceiro para nos ajudar a nos amarmos?”. Mas, às vezes, nos desconectamos tanto, que fica difícil voltar para um norte mesmo. Veja abaixo 5 vezes que a terapia de casal pode ser considerada.

1. Quando a comunicação fica deficiente

Ter uma comunicação eficiente é a base para qualquer tipo de relacionamento. E não seria diferente para relacionamentos amorosos. Se o diálogo entre o casal se mostrar deteriorado ou mesmo ineficaz, a terapia de casal pode ajudar a reestabelecer essa conexão e melhorar as habilidades de comunicação, promovendo um entendimento mútuo entre as pessoas.

2. Quando ocorrem conflitos frequentemente

Se o casal se encontra em um momento com a saúde mental mais abalada e fica preso em um ciclo de discussões e desentendimentos, pode ser um alerta vermelho de que é preciso investir na terapia de casal.

Nesse caso, um terapeuta especializado pode auxiliar a identificar os padrões negativos que levam a esse comportamento e dar meios para que o casal consiga resolver tudo de forma construtiva.

3. Quando a intimidade fica em falta

Ter intimidade é algo muito importante no dia a dia do casal. E coloque aí a intimidade física e a emocional. É algo que faz do relacionamento algo saudável.

Quando o casal começa a enfrentar dificuldades para se conectar ou mesmo sente que o relacionamento deu aquela esfriada, a terapia de casal pode ser uma forma de explorar as causas que os fizeram chegar naquilo e trabalhar, no dia a dia, na reconstrução da intimidade.

4. Quando ocorre infidelidade

A infidelidade ainda é algo bastante polêmico em nossa sociedade. A descoberta de um caso extraconjugal, então, consegue desandar bastante a confiança entre o casal e a estabilidade do relacionamento.

Em momentos assim, que podem ser muito desafiadores, um terapeuta de casal consegue dar um lugar seguro para os dois discutirem suas emoções, lidarem com a dor e, por fim, ajudar a reconstruir a confiança — isso se as duas pessoas estiverem dispostas a trabalhar nisso.

5. Quando a vida aperta

Alguns eventos importantes na vida — seja do casal ou de uma parte dele, como ter um filho ou uma promoção do trabalho — podem colocar uma pressão maior no cotidiano do relacionamento. Dessa forma, a terapia de casal pode ser válida quando essas transições acontecem, ajudando a cada um lidar com o estresse do momento e, mais ainda, se adaptar às mudanças.

Por que fazer terapia de casal?

Agora, entenda, com os 5 tópicos abaixo, por que a terapia de casal pode ser considerada dentro de um relacionamento — inclusive aqueles vistos como saudáveis.

1. Melhora a comunicação

A terapia de casal auxilia no bom desenvolvimento das habilidades de comunicação, permitindo que os indivíduos que estão dentro da relação expressem seus sentimentos e necessidades efetivamente. Isso pode levar a um entendimento mais profundo e uma conexão realmente forte entre o casal.

2. Resolve os conflitos

A terapia de casal oferece meios para resolver conflitos de uma forma saudável. Ela ajuda a identificar o que tem de problemático no relacionamento e trabalha na negociação de soluções que sejam satisfatórias para todos.

3. Fortalece o relacionamento

Há quem pense, mas a terapia de casal não se limita a resolver problemas; ela também ajuda a fortalecer os relacionamentos já estabelecidos.

Ao trabalhar com um terapeuta, os casais conseguem explorar suas metas, valores e expectativas individuais e compartilhadas, o que acaba fortalecendo a base do seu relacionamento.

4. Ajuda a desenvolver a resiliência

A vida sempre nos traz desafios e, muitas vezes, eles são inevitáveis. Nesse sentido, a terapia de casal vai ajudar cada um do relacionamento a desenvolver habilidades de resiliência, para enfrentar futuras dificuldades.

Aprendendo a se apoiarem mutuamente — e a superar as dificuldades — o casal se torna mais capaz de enfrentar adversidades futuras que certamente virão.

5. Previne problemas futuros

Por fim, a terapia de casal também pode ser uma ferramenta de prevenção de problemas futuros. E isso pode ser feito mesmo quando o casal não está enfrentando desafios significativos no momento das sessões. Ao abordar alguns deles antes que se tornem grandes, os casais podem evitar, novamente, futuros desafios e, assim, construir uma base bem sólida como casal.

A terapia de casal proporciona um espaço seguro e a orientação profissional ajuda os casais a enfrentar os desafios e construir relacionamentos saudáveis e gratificantes. Se você e seu parceiro, ou parceira, estão enfrentando alguma dificuldade ou desejam afinar a sua conexão, é legal considerar buscar um bom terapeuta.

Lembre-se que isso requer compromisso dos dois lados e trabalho em equipe, porém, os benefícios de um relacionamento mais sintonizado, feliz e saudável não têm preço.

Gostou do nosso artigo sobre terapia de casal e curte o mundo das terapias? Então, aproveite a visita em nosso blog e leia também sobre o que é um relacionamento tóxico e como ele influencia na saúde mental.

Além disso, acompanhe nossas publicações nas redes sociais (Facebook e Instagram)