TDAH em adultos: compreendendo e lidando com a realidade - Profisio Center Skip to main content

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é um assunto que frequentemente associamos a crianças agitadas e distraídas. No entanto, o que muitos não sabem é que esse distúrbio também afeta um número significativo de adultos.

Pensando nisso, separamos o bate-papo de hoje para discutirmos, principalmente, os seguintes tópicos: o que é o TDAH em adultos, suas causas, por que é comum descobri-lo mais tarde e quais são as opções de tratamento. Vamos lá?

Do começo: o que é TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta a capacidade de uma pessoa em prestar atenção, concentrar-se, controlar impulsos e regular o próprio comportamento.

O mais importante a se saber aqui, no entanto, é o seguinte: apesar de ele ser comumente associado a crianças, é comum que ele não só persista na vida adulta, como também é diagnosticado somente nessa fase da vida.

Mais adiante, conversaremos um pouco mais sobre isso. Porém, antes, vamos destrinchar mais algumas informações básicas sobre esse distúrbio.

Causas do TDAH

As causas exatas do TDAH ainda não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que uma combinação de fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais desempenha um papel significativo para o seu desenvolvimento.

Estudos mostram que a predisposição genética, por exemplo, é um catalisador significante para essa doença, assim como o desequilíbrio em certos neurotransmissores como a dopamina e a norepinefrina.

Agora sim: por que é comum descobrir o TDAH somente na idade adulta?

Ao contrário do que muitos pensam, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade pode passar despercebido na infância e, por isso, ser diagnosticado apenas mais tarde, na idade adulta.

Isso ocorre por vários motivos, incluindo a suposição de que as crianças são “naturalmente desatentas e agitadas”, ou que elas eventualmente “melhorarão” dessa condição conforme forem envelhecendo.

Além disso, é muito comum que alguns adultos, ao longo dos anos, desenvolvam estratégias de adaptação para lidar com os sintomas do TDAH, mascarando a condição.

Sintomas do TDAH em adultos

Os sintomas do TDAH em adultos podem variar de uma pessoa para outra, mas geralmente incluem:

  • desatenção: dificuldade em manter o foco em tarefas ou atividades, comumente resultando em erros por descuido.
  • Hiperatividade: inquietude, dificuldade em relaxar e sensação de estar sempre em movimento.
  • Impulsividade: agir sem pensar nas consequências, tomar decisões precipitadas e dificuldade em esperar a vez.
  • Problemas de organização: dificuldade em planejar e concluir tarefas, além de propensão a procrastinação.
  • Problemas de relacionamento: dificuldade em manter relacionamentos interpessoais devido a problemas de comunicação e impulsividade.
  • Baixa autoestima: pessoas com TDAH frequentemente enfrentam desafios que podem afetar sua autoestima e autoconfiança.

Como o TDAH costuma afetar a vida de uma pessoa?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade pode ter um impacto significativo na vida de um adulto. Além dos sintomas já mencionados, a condição pode levar a:

  • desempenho acadêmico e profissional abaixo do potencial (devido à dificuldade em manter o foco no trabalho ou nos estudos);
  • problemas financeiros (afinal, a impulsividade e a falta de organização financeira podem levar a problemas de natureza econômica);
  • problemas de saúde mental (o TDAH pode favorecer o desenvolvimento de ansiedade, depressão e outros distúrbios emocionais);
  • problemas de relacionamento.

Afinal: o TDAH tem cura?

Mais ou menos. Na verdade, o TDAH em adultos pode ser controlado por meio de uma abordagem multidisciplinar que, geralmente, inclui:

  • medicamentos (fármacos estimulantes como o metilfenidato e as anfetaminas, por exemplo, podem ajudar a melhorar a concentração e reduzir a hiperatividade. No entanto, o uso destes deve ser supervisionado por um profissional de saúde qualificado).
  • Terapia (alternativas como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) podem ajudar o adulto a desenvolver habilidades para gerenciar os sintomas do TDAH).
  • Mudanças no estilo de vida (estratégias como a organização eficaz, o estabelecimento de metas e o exercício regular também podem ser benéficas no gerenciamento do TDAH).
  • Apoio psicossocial (o suporte de amigos e familiares, bem como de grupos de apoio, pode desempenhar um papel vital no tratamento do TDAH).

Por fim: principais dúvidas sobre o TDAH em adultos

Confira, a seguir, as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o TDAH em adultos!

1. O TDAH pode surgir pela primeira vez na idade adulta?

Sim. Na verdade, o TDAH pode persistir até a vida adulta, mesmo que não tenha sido diagnosticado na infância.

2. Quais profissionais podem diagnosticar o TDAH em adultos?

Profissionais de saúde mental, como psiquiatras e psicólogos, são os mais qualificados para diagnosticar e tratar o TDAH.

3. O tratamento do TDAH em adultos é eficaz?

Sim. Apesar de individual e variar conforme as necessidades e objetivos de cada paciente, o tratamento do TDAH em adultos pode ser eficaz na redução dos sintomas e no aumento da qualidade de vida.

4. Quais são os efeitos colaterais dos medicamentos para o TDAH?

Os efeitos colaterais variam de pessoa para pessoa, mas podem incluir insônia, perda de apetite e nervosismo.

5. O TDAH é uma desculpa para o comportamento inadequado?

Claro que não. Lembre-se: o TDAH é uma condição médica real que pode ser tratada e gerenciada. Por isso, nunca deixe de procurar por ajuda profissional.

Ufa!

Em resumo, o TDAH em adultos é uma condição que merece atenção e tratamento adequado. Se você ou algum conhecido está enfrentando sintomas relacionados a esse distúrbio, é fundamental buscar a ajuda de um profissional de saúde para obter diagnóstico e orientação adequados.

Com o tratamento apropriado, muitos adultos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade podem levar uma vida plena e produtiva.

Para ter acesso a mais textos como esse, fique de olho em nosso blog e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram)! Nos vemos por lá.