Fazer resoluções para o novo ano é, sem dúvidas, uma boa forma de receber o futuro de braços abertos e, porque não, planejá-lo com ainda mais carinho, esperança e dedicação. Pensando nisso e, claro, em todos os nossos queridos leitores, preparamos uma lista com excelentes opções para quem precisa de inspiração para começar 2023 a todo vapor. Vamos lá?
1. Dê preferência a “comidas de verdade”
A primeira resolução de ano novo para 2023 é aprender a se alimentar corretamente. Para isso, o ideal é dar mais atenção às comidas de verdade. Em outras palavras, troque os congelados, processados e industrializados por:
- gorduras boas (oleaginosas, abacate, azeite de oliva, sementes etc);
- proteínas magras (frango, salmão, carne vermelha, quinoa, ovos etc);
- carboidratos complexos (batata doce, aveia, massas e grãos integrais, entre outros).
Uma outra dica importante sobre esse assunto é a seguinte: se possível, tente cozinhar mais em casa. Para tal, organize o cardápio das próximas semanas, cozinhe uma quantidade maior de comida e deixe-a congelada em potinhos. Assim, você terá refeições suficientes para os dias seguintes e, melhor ainda: mais saudáveis, nutritivas e em conta.
2. Mantenha seus check-ups em dia
Infelizmente, muitas pessoas costumam negligenciar os check-ups anuais porque acreditam que o momento mais apropriado para procurarem um(a) especialista é quando elas estão doentes. No entanto, a “conta” é simples: é melhor nos prevenirmos do que nos remediarmos.
Sendo assim, fique atento(a) para as recomendações a seguir de quando é o melhor momento para se consultar com alguns especialistas específicos. Vamos lá?
Qual é o melhor momento para fazer um check-up?
- Adultos, crianças e idosos saudáveis: uma vez ao ano.
- Portadores de doenças crônicas como diabéticos e hipertensos: 6 em 6 meses.
Um lembrete: a partir dos 40 anos, alguns exames de rotina se tornam obrigatórios. Para os homens, é preciso agendar o exame de próstata. Para as mulheres, a mamografia e o endovaginal. Além disso, a partir dos 50, é importante para ambos os sexos agendarem endoscopia e colonoscopia anuais.
3. Dê à saúde mental a importância que ela merece
Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia. Deixando Shakespeare um pouco de lado, nem todas as doenças são “palpáveis” ou nítidas aos olhos humanos. Infelizmente, nossa sociedade precisa conviver com algumas condições que incluem atrasos no neurodesenvolvimento, depressão, ansiedade, distúrbios neurológicos, entre outros.
Sendo assim, caso você testemunhe algum caso ou desconfie de que esteja com alguma dessas e outras doenças que afetam a saúde mental, procure por ajuda especializada. Além disso, nunca negligencie os potenciais problemas de desenvolvimento que uma criança pode sofrer. Em caso de quaisquer suspeitas, entre em contato com o pediatra.
4. Cuide do seu condicionamento físico
Ok, já falamos um pouco sobre a mente. Agora, chegou o momento de conversarmos sobre o óbvio: a saúde física. Para zelar por ela, o primeiro passo é praticar exercícios físicos regularmente (30 minutos por dia, 5 vezes por semana) para acelerar o metabolismo, aumentar a circulação e manter o bom funcionamento do coração.
Além disso, é preciso atentar-se a fatores como a boa postura (para isso, é possível fazer algumas sessões de RPG – Reeducação Postural Global, ou pilates) e a recuperação de lesões e condições passadas (especialmente por meio da fisioterapia).
5. Hidrate-se bastante
Pode parecer “bobagem”, mas muitas pessoas não bebem uma quantidade de água suficiente para manter o organismo em pleno funcionamento.
O ideal para qualquer adulto é beber cerca de 2 litros de água por dia. No entanto, ainda existe uma conta que estima a quantidade exata que cada pessoa precisa de líquidos por dia. É a seguinte: seu peso corporal x 35 ml. Sendo assim, suponha que você tenha 70 kg. Ao final, serão necessários 2.450 ml (ou 2 litros e 450 ml) por dia de água.
Agora sim!
Diga-nos: conseguimos lhe ajudar a ensaiar algumas de suas resoluções para o ano novo? De toda a nossa equipe, um excelente (e repleto de saúde) 2023 para você e sua família. Para ter mais acesso a conteúdos como este, navegue pelo nosso blog e fique de olho em nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram).
No mais, cuide-se bem e até a próxima!