Qual a diferença entre pilates e RPG? - Profisio Center Skip to main content

Pilates e RPG são dois métodos que têm ganhado mais e mais popularidade nos últimos tempos, principalmente por pessoas que buscam melhorar a postura, por ficar muito tempo em frente a telas, e o tônus muscular.

Embora dê para perceber que os dois são baseados em conceitos de controle corporal e terem algumas similaridades, você saberia dizer qual a diferença entre pilates e RPG?

Uma coisa podemos adiantar: tem a ver com o que quem pratica gostaria ter de resultado. Para explicar melhor, neste texto, você vai poder entender o que é pilates, o que é o RPG, algumas diferenças e similaridades entre os dois e quando cada um deve ser inserido em sua rotina.

Ficou interessado e quer saber mais? Continue a leitura!

O que é pilates?

Indo direto ao assunto, pilates é um tipo de exercício físico que trabalha o equilíbrio, a postura, o tônus muscular e também a flexibilidade.

Ele é ideal para todas as idades e, para começar a praticá-lo, não é necessário ter um histórico de atividades físicas regulares, nem equipamentos específicos, como é o caso da musculação.

Para isso, basta um tapetinho e alguém competente para instruir você. Já em estúdios de pilates, é possível ter aulas mais completas, com os equipamentos clássicos da prática, como as camas e as bolas.

O que é o RPG da fisioterapia?

Já o RPG é a sigla para “Reeducação Postural Global”. Ele é um método da fisioterapia que busca tratar problemas de postura, levando sempre em consideração as particularidades de cada paciente.

O método trabalha o equilíbrio entre as forças musculares do corpo por meio de alongamentos, respiração e do tônus muscular. Dessa forma, o RPG tem como objetivo melhorar as deficiências morfológicas ao reestabelecer, progressivamente, o funcionamento do corpo.

Qual a diferença e similaridade entre pilates e RPG?

Agora que você já sabe o que é cada um, está na hora de entender as diferenças e similaridades entre os dois. Veja abaixo!

Diferenças

Ao praticar os dois métodos, é possível encontrar algumas diferenças entre RPG e Pilates, como:

  • o RPG trata problemas de dores agudas, enquanto o pilates é recomendado como um exercício de boa manutenção do corpo, assim como a musculação;
  • o RPG é um método mais passivo em que o fisioterapeuta coloca seu paciente nas posturas adequadas, enquanto o pilates é mais ativo por parte de quem pratica, tendo mais independência para executar os exercícios;
  • o RPG busca sempre pela melhora da postura do paciente e o Pilates já trabalha com vários movimentos em uma mesma sessão, visando o fortalecimento muscular geral.

Similaridades

Da mesma forma que é possível entender algumas diferenças entre os dois métodos, também é possível encontrar pontos em comum, como:

  • trabalhar o corpo como um todo, globalmente;
  • os dois trabalham conforme a individualidade de quem pratica;
  • os dois têm a respiração como ponto de atenção para a prática dos movimentos.

E, por fim, quando optar por um ou por outro?

Até aqui, você viu que tanto o RPG quanto o pilates são métodos próximos, no sentido de alinhar a postura e o fortalecimento de áreas específicas do corpo, mas que, ao mesmo, são diferentes, pois têm objetivos distintos. E é ao entender isso que mora a decisão de optar por um por outro.

Se o seu caso é se curar de uma lesão ou problema postural mais grave, com alongamentos globais e uma abordagem mais específica para corrigir esses desvios, o RPG é mais indicado.

Já se o seu objetivo é melhorar —- não corrigir —- sua postura, consciência corporal, flexibilidade e tônus muscular da área abdominal, principalmente, o pilates pode ser a melhor opção para você.

Saber qual é a diferença entre pilates e RPG é essencial para entender qual das duas modalidades se encaixa melhor em sua necessidade. Ambas podem ser benéficas para a reabilitação, prevenção de lesões e melhoria geral da qualidade de vida. Esperamos que, com as informações que leu aqui, você tenha entendido melhor qual se encaixa para você.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre assuntos ligados à fisioterapia? Então, leia o nosso artigo sobre fisioterapia para fibromialgia! Além disso, fique de olho em nosso blog e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram). Nos vemos por lá.