Qual é a relação entre fisioterapia e hipertensão arterial? - Profisio Center Skip to main content

Caracterizada pela força excessiva que o sangue faz contra as paredes das artérias, a hipertensão arterial é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que aproximadamente 30% da população sofra dessa condição, sendo esta mais prevalente em homens.

Apesar de ser uma doença crônica, saiba que é possível controlá-la por meio de certas mudanças no estilo de vida, assim como a prescrição de medicamentos e, ainda, algumas sessões de terapias complementares. Entre elas, inclusive, uma das mais utilizadas é a fisioterapia e, hoje, você entendera o porquê.

No mais, para saber qual é o papel da fisioterapia no tratamento da hipertensão arterial, continue conosco.

O que você precisa saber sobre a hipertensão arterial?

A hipertensão é uma condição que pode levar a graves consequências como doenças cardíacas, derrames cerebrais e insuficiência renal. A título de curiosidade, a pressão arterial é a força com que o sangue é bombeado para os vasos sanguíneos, e a hipertensão ocorre quando essa tensão é consistentemente elevada, colocando os tecidos do corpo em sobrecarga.

De causas variadas, alguns dos seus fatores de risco mais significativos incluem:

• genética;
  • idade (mais frequente em pacientes com mais de 40 anos);
  • gênero (é mais comum em homens);
  • estar acima do peso;
  • estilo de vida (dieta rica em sódio e industrializados, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de peso etc).

Sintomas e tratamentos

Os sintomas da hipertensão podem incluir dor de cabeça, tontura, náusea e visão embaçada. Entretanto, vale ressaltar que muitas pessoas com essa doença podem ser assintomáticas, o que torna essa condição ainda mais perigosa. Por isso, é sempre importante manter os check-ups em dia e realizar exames regulares que incluam, por exemplo, a aferição da pressão.

O tratamento para essa doença, por fim, depende da gravidade da situação. Pacientes com níveis moderados ou baixos de pressão arterial costumam ser aconselhados a fazer mudanças no estilo de vida, incluindo a prática regular de exercícios físicos, a manutenção de uma alimentação saudável, o controle do estresse e a interrupção do tabagismo. No entanto, em casos mais graves, o uso de medicamentos prescritos pode ser necessário.

Agora sim: como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da hipertensão?

Ao contrário do que muitos possam imaginar, essa especialidade é essencial para o tratamento da hipertensão arterial. Isso acontece, principalmente, porque ela utiliza determinados exercícios que, quando combinados, ajudam a reduzir a resistência vascular periférica. Esse processo é importante porque, ao aumentar a elasticidade das paredes dos vasos, o sangue flui com mais facilidade, diminuindo a pressão na região.

O tratamento com fisioterapia pode, também, incluir técnicas de relaxamento e respiração lenta/profunda que, ao diminuírem a frequência cardíaca, reduzem a carga sobre o sistema cardiovascular e, consequentemente, amenizam a pressão. Além disso, não podemos ignorar o fato de que ela costuma melhorar a qualidade de vida dos pacientes, aumentando a disposição física e a energia destes, além de reduzir os riscos para outras doenças crônicas.

No mais, vale ressaltar que o trabalho do fisioterapeuta no tratamento da hipertensão arterial deve ser individualizado e adaptado às necessidades e limitações de cada pessoa. A intensidade, duração e tipo de exercício físico devem ser prescritos conforme o histórico médico do paciente, a idade, o condicionamento físico, entre outros fatores relevantes.

Agora sim!

E aí, esse conteúdo lhe foi útil? Para ter acesso a mais textos como esse, fique de olho em nosso blog e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram)! Nos vemos por lá.