Como fisioterapia e acupuntura podem tratar dores crônicas? - Profisio Center Skip to main content

Fisioterapia e acupuntura, apesar de parecerem uma dupla improvável (ou no mínimo exóticas), são uma excelente alternativa de tratamento para dor crônica. Ocorre que, quando ambas as técnicas são usadas juntas, o alívio do paciente é maximizado, especialmente quando a queixa é de dor na lombar ou no pescoço, osteoartrite e até mesmo enxaqueca.

Para saber todos os detalhes sobre esse assunto, continue conosco!

Do começo: o que é acupuntura?

A acupuntura é uma terapia chinesa milenar que, dentre outros propósitos, objetiva aliviar e/ou curar dores crônicas. Para isso, o especialista insere várias agulhas extremamente finas em pontos específicos do corpo. A escolha destes pontos varia de acordo com a necessidade do paciente.

Apesar de soar assustador, esse procedimento conta com um tipo de agulha que chega a ser 10 vezes mais fina do que a de uma injeção, por exemplo. Sendo assim, na maioria dos tratamentos, o paciente nem sequer percebe quando ela é inserida.

Como ela funciona?

A lógica por trás da acupuntura para tratar dores crônicas é a seguinte: o corpo é repleto de terminações nervosas específicas que, constantemente, enviam informações ao cérebro quando recebem estímulos dolorosos. Ele, por sua vez, “materializa” essa resposta e nós, então, sentimos a “dor física”.

Para lutar contra essa espécie de “ameaça”, o organismo libera uma série de substâncias analgésicas e anti-inflamatórias. No entanto, quando a situação é mais complicada, essa reação não é suficiente para controlar o desconforto gerado.

A acupuntura vem, então, para “fortalecer” esse processo. A agulha, quando inserida exatamente nos receptores que reagem à dor, provoca uma série de reações químicas no local, especialmente aquelas citadas no parágrafo anterior.

Todo esse processo, então, muda a forma como o cérebro processa a dor e, portanto, alivia consideravelmente o desconforto do paciente. Além disso, essa técnica milenar também atua causando um relaxamento muscular da região, aliviando a pressão física que, provavelmente, é a causadora (ou intensificadora) da dor crônica.

Dados extras:

Existem vários estudos científicos que sugerem que a acupuntura funciona particularmente bem em dores crônicas, especialmente aquelas nas costas, pescoço e joelho. Além disso, ela é capaz de reduzir a gravidade e os sintomas de condições como osteoartrite, cefaleias tensionais e até mesmo enxaquecas.

O que é dor crônica?

As dores crônicas são aquelas que resistem aos processos normais de cicatrização e recuperação dos tecidos, ou ainda que se manifestam em alguma parte do corpo sem evidências físicas e biológicas que as justifiquem.

Quando qualquer uma dessas circunstâncias acontece, a dor se torna uma doença do sistema nervoso central e, portanto, crônica. No entanto, para receber o diagnóstico dessa condição, é preciso que o paciente sinta uma dor que persista por 3 meses ou mais e, a depender do caso, tenha suas capacidades funcionais/emocionais comprometidas.

E, por fim: por que fisioterapia e acupuntura são tão eficazes no alívio da dor?

Quando a acupuntura é associada a um programa fisioterápico de recuperação abrangente, ou seja, que inclui terapias manuais, cinesioterapia, eletroterapia, termoterapia e nutrição, o período de recuperação da dor crônica é muito mais rápido. Além disso, essa é uma forma de tratamento natural que, ao contrário dos analgésicos (que somente mascaram a dor), ele “ataca o problema pela raiz”, tornando todo o processo muito mais eficaz.

No mais, caso esse tipo de combinação seja de seu interesse, converse com o seu fisioterapeuta a respeito para que vocês, juntos, cheguem à melhor solução para o seu caso, combinado?

Cuide-se, e até a próxima.

Além disso, mantenha-se sempre atualizado com o nosso Blog e redes sociais (Facebook e Instagram)! Estamos te esperando.