5 dicas infalíveis para manter a saúde da voz - Profisio Center Skip to main content

Seja no trabalho, cuidando da família ou tagarelando com os amigos, uma coisa é fato: usamos a voz o tempo todo. No entanto, ironicamente, a maioria de nós não costuma prestar muita atenção nela até, de fato, perdê-la temporariamente.

Isso acontece, principalmente, porque como ela desempenha um papel vital em nosso cotidiano, é mais fácil considerá-la um dado adquirido, certeiro. Porém, assim como qualquer outra função do corpo, ela pode falhar, especialmente em decorrência de um resfriado forte que evoluiu para laringite, por exemplo.

A boa notícia é que, na maioria das vezes, nossa voz se recupera depois de alguns dias de repouso. Contudo, são poucas as pessoas que podem, de fato, descansá-la por mais tempo. Além disso, alguns sintomas da gripe como, por exemplo, a rouquidão, podem permanecer, danificando as cordas vocais a longo prazo.

Sendo assim, o mais importante aqui é entender que, assim como qualquer outra função do nosso corpo, a voz merece atenção e, mais do que isso: depende da nossa saúde para funcionar plenamente. Pensando nisso, preparamos um bate-papo com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Para aprender a cuidar da voz, respire fundo e continue conosco.

Como manter a saúde da voz em 5 passos?

1. Hidrate-se

Manter o corpo bem hidratado é essencial não só para a saúde do corpo, como para a da voz também. Isso acontece porque as cordas vocais, ao produzirem o som, vibram extremamente rápido. Então, quanto mais lubrificadas elas permanecerem, melhor será a qualidade do sonido que sai delas.

Lembrete extra: para manter a saúde da voz, procure evitar substâncias que possam causar desidratação como, por exemplo, álcool, bebidas com cafeína e refrigerantes açucarados.

2. Evite limpar a garganta (pigarrear) com muita frequência

Apesar de parecer um ato inofensivo, limpar a garganta é como dar um tapa nas cordas vocais. É por isso que o pigarro excessivo ou repetitivo pode feri-las e, por consequência, causar rouquidão.

Em vez disso, tente tomar pequenos goles de água ou simplesmente “engolir seco” para limpar qualquer secreção ou bloqueio que haja em sua garganta.

No mais, se a necessidade de pigarrear for frequente, é provável que você tenha alguma condição médica não tratada como, por exemplo, doença do refluxo gastroesofágico/laringofaríngeo, rinite, sinusite, entre outras. Neste caso, a visita a um otorrinolaringologista é essencial para determinar um diagnóstico e iniciar o tratamento.

3. Não abuse da sua voz

Infelizmente, nossas cordas vocais não são indestrutíveis. Sendo assim, no dia a dia, certifique-se de controlar o volume da sua voz. Além disso, se você sentir que sua garganta está seca ou cansada, pare de falar e faça uma pausa.

Dica extra: caso você trabalhe muito com a voz, como é o caso de professores, músicos etc, obtenha um microfone portátil para conseguir se comunicar com mais clareza sem forçar as cordas vocais. Além disso, tente sempre falar em um tom ou alcance vocal normal.

4. Evite cigarros

É do conhecimento de todos que fumar pode levar ao câncer de pulmão ou de laringe. No entanto, saiba que, quando a fumaça é tragada (ativa ou passivamente), ela passa pelas cordas vocais e causa irritação e inchaço significativos. Isso, além de ser prejudicial à saúde, pode alterar permanentemente a qualidade, a natureza e a capacidade da sua voz.

Sendo assim, o melhor a se fazer é parar de fumar e evitar ficar próximo de uma pessoa enquanto ela fuma.

5. Aqueça a voz

Antes de dar uma aula, apresentar-se ou iniciar um seminário, faça um aquecimento vocal básico para aumentar o fluxo sanguíneo nas cordas vocais e proporcionar a elas mais flexibilidade e sonoridade. Para isso, conte com a ajuda de especialistas como, por exemplo, o fonoaudiólogo.

Além disso, procure manter uma boa postura e respiração ao falar para que os sons sejam emitidos com maior clareza. Uma boa dica é pedir orientações a um fisioterapeuta e, caso seja necessário, recorrer a técnicas como RPG, pilates e treino funcional.

Agora sim!

Viu como é fácil (e importante) cuidar da voz? Para ter acesso a mais conteúdos como este, fique de olho em nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e navegue pelo nosso blog diariamente! No mais, cuide-se bem e até a próxima.