O carnaval é, talvez, uma das melhores oportunidades para que nós, meros mortais, aproveitemos ao máximo tudo o que a vida tem para nos oferecer. No entanto, é extremamente comum que algumas coisas saiam dos eixos (ou vai nos dizer que nunca ouviu casos de pessoas que torceram o pé no bloco, tiveram insolação durante o show de axé ou terminaram o feriado com alguma virose ou infecção?).
A grande questão e, claro, o tema do bate-papo de hoje, é a seguinte: como desfrutar de todas as oportunidades que só essa época do ano consegue proporcionar e manter a saúde em dia? Bem… o grande macete, acredite, está no planejamento. Afinal, quando você se programa para um evento como esse, pensando em todas as hipóteses e imprevistos, as chances de que algo dê errado diminuem drasticamente.
Pensando nisso, separamos 3 dicas de como se preparar para curtir o carnaval de forma saudável e, mais importante ainda: com muita disposição. Então, para saber quais são elas, dê o play na sua música favorita e venha conosco!
1. Previna-se
Preparar-se para o carnaval vai muito mais além do que planejar os 4 dias de uma forma em que seja humanamente possível comparecer a todos os blocos e, ainda, ir a uma ou duas festas entre eles. Para garantir que o seu feriado seja incrível, é preciso antes checar se o seu corpo consegue suportar toda essa folia.
Sendo assim, o primeiro passo é fazer um check-up simples. Aproveite que ainda estamos no começo de 2023 e já deixe um clínico geral marcado. Assim, você saberá exatamente como o seu organismo está e, mais do que isso: do que ele talvez precise para se manter em pleno funcionamento. Os exames mais essenciais para se ter uma boa noção de tudo isso que falamos são:
- hemograma;
- glicemia de jejum;
- colesterol e triglicerídeos;
- ureia e creatinina;
- TGO e TGP;
- eletrocardiograma;
- teste ergométrico.
Além disso, ainda mais depois de uma pandemia assustadora como essa que enfrentamos, precisamos nos lembrar de que a saúde do outro também importa. Então, se possível, peça para o médico lhe passar alguns exames específicos para saber se você não está com alguma doença que seja transmissível em situações de aglomeração e, claro, por meio de contatos íntimos com outra pessoa. Entre eles, podemos citar:
- antígenos virais (especialmente para COVID-19, assim como para hepatite, herpes, HIV e outras ISTs e doenças contagiosas);
- bacterioscopia, cultura de bactérias e PCR (se preciso).
E lembre-se: não custa nada colocar algumas dicas de cuidado pessoal em prática antes, durante e depois do carnaval. As mais importantes são:
- lavar bem as mãos após usar o banheiro e antes de comer;
- evitar compartilhar talheres, copos, canudos e afins;
- se for tossir ou espirrar, lembre-se de tampar o nariz com antebraço;
- usar camisinha.
2. Exercite-se
Pular carnaval envolve muita andança, coreografias, agitação e, consequentemente, disposição. O ideal, então, para viver esse momento de forma intensa, porém segura, é começar uma rotina de exercícios algumas semanas antes do feriado.
Se possível, tente casar as atividades aeróbicas com as de fortalecimento. Assim, além de trabalhar o condicionamento físico, você também poderá melhorar a resistência muscular, evitando potenciais fraturas, torções e afins. Como atividades extras e muito eficazes para a saúde corporal e postural, recomendamos também o pilates, a fisioterapia e o RPG.
Agora, uma dica extra: separe roupas e acessórios que sejam compatíveis com a sua programação carnavalesca. Por exemplo: se você passar a maioria do tempo em blocos, desfiles e shows, procure usar tênis confortáveis e apropriados para minimizar o impacto nos pés, e aposte em roupas e adereços leves para evitar o desgaste da coluna, dos quadris, dos joelhos e de outras regiões do corpo, além de contribuir com a redução do calor e diminuir também as chances de desidratação.
3. E, por fim: hidrate-se e alimente-se bem
Curtir o carnaval de forma saudável significa, principalmente, manter o corpo hidratado e alimentar-se bem. Afinal, é impossível se manter de pé no calor sem garantir ao organismo pelo menos 2,5L de água e, claro, as vitaminas e minerais essenciais para o seu bom funcionamento.
No entanto, um alerta: não adianta começar todo esse processo na véspera do feriado. A manutenção do nosso bem-estar exige práticas constantes e de longo prazo. Sendo assim, a partir deste momento, certifique-se de sustentar uma alimentação saudável, dando preferência a carboidratos complexos, proteínas magras, frutas e verduras, e hidrate-se constantemente.
Agora sim!
Viu como é fácil se preparar para curtir o carnaval de forma saudável? Para ter acesso a mais conteúdos como este, fique de olho em nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e navegue sempre pelo nosso blog.
No mais, cuide-se bem e tenha um excelente carnaval!