Praticar atividades físicas regularmente traz inúmeros benefícios à saúde. Afinal, além de ajudarem no controle do peso, eles também melhoram a qualidade do sono, reduzem a ansiedade e aprimoram as saúdes cardiovascular, óssea e até mesmo cognitiva. A grande questão é que, apesar de a vontade de levar um estilo de vida mais ativo ser genuína, dar o primeiro passo em direção a essa jornada nem sempre é fácil, seja pela falta de motivação ou pela ausência de um direcionamento do tipo “por onde começar?”.
Pensando nisso e, claro, nos inspirando no Janeiro Dourado (mês de conscientização da saúde do esportista) preparamos um texto com 4 dicas infalíveis de como começar a fazer exercícios físicos do jeito certo. Para saber quais são elas, dê uma boa espreguiçada, alongue-se um pouco e venha conosco.
Do começo: por que a prática de exercícios físicos é tão importante para a saúde?
Você com certeza já ouviu falar de alguns dos benefícios que citaremos a seguir. No entanto, não custa nada reforçar o conhecimento sobre esse assunto e, por tabela, sentir-se ainda mais motivado(a) a iniciar uma atividade física neste começo de ano.
Em suma, começar a fazer exercícios físicos é essencial para:
- alcançar e manter peso corporal e massa muscular saudáveis;
- aprimorar o condicionamento físico;
- diminuir o risco de doenças crônicas e cardiovasculares;
- melhorar o humor e a saúde mental;
- aumentar a qualidade do sono;
- aperfeiçoar a vida sexual.
E qual é a melhor opção para o seu caso?
Muitas pessoas, quando decidem fazer exercícios físicos, ficam em dúvida sobre qual deles escolher. Pois bem: a resposta para esse questionamento é mais simples do que se pensa. O segredo, aqui, é optar por um estilo que, além de trabalhar o condicionamento físico, seja apropriado para a sua rotina e, mais importante ainda: respeite suas limitações.
Para tornar essa decisão um pouco mais fácil, aí vão alguns dos tipos de exercícios mais populares e igualmente eficazes para quem deseja manter um estilo de vida mais saudável e ativo:
- aeróbico (inclui atividades que trabalham o condicionamento físico. São bons exemplos a dança, a corrida, a natação e, ainda, a prática de esportes como futebol, vôlei, basquete etc);
- força (são importantes para aumentar a resistência e força muscular. Entre eles, podemos citar musculação, calistenia e pliometria);
- treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) (é um tipo de exercício que inclui uma combinação de rajadas curtas de exercícios de alta intensidade seguidas de exercícios de baixa intensidade ou períodos de descanso. As atividades mais utilizadas nessa técnica costumam ser de corrida, bicicleta, polichinelos, pular corda e flexões);
- equilíbrio ou estabilidade (são atividades projetadas para fortalecer os músculos e melhorar a coordenação corporal. Os mais comuns são pilates, tai chi chuan e exercícios de fortalecimento do núcleo);
- flexibilidade (ajudam na recuperação muscular, mantêm a amplitude de movimento e previnem lesões. São bons exemplos a yoga e os alongamentos padrões).
Agora sim: como iniciar a prática constante de exercícios físicos?
1. Verifique sua saúde
Antes de começar a fazer qualquer exercício físico, é de extrema importância se consultar com um médico (de preferência um clínico geral, um fisioterapeuta, um médico do esporte e/ou um cardiologista). Isso acontece, principalmente, porque um check-up precoce é mais do que suficiente para detectar quaisquer problemas de saúde ou condições que possam colocá-lo(a) em risco de lesão e outras complicações durante a atividade.
Vale ressaltar, ainda, que esse processo pode ajudá-lo(a) a otimizar o seu treino, tornando-o mais fácil e condizente com suas necessidades e objetivos.
2. Estabeleça metas realistas
Após escolher qual atividade fazer, tente criar um plano de evolução para ela que inclua etapas e metas alcançáveis. Um exemplo: se o seu objetivo é terminar uma corrida de 5 km até o final do ano, estabeleça pequenas metas mensais, trimestrais e semestrais para que, até dezembro, você consiga atingir esse propósito.
Lembre-se: começar com metas pequenas e alcançáveis aumentará suas chances de sucesso e o(a) manterá motivado(a) a cada passo do caminho.
3. Faça dessa atividade um hábito
Outra dica infalível para quem deseja iniciar uma atividade física é entender que, para que essa jornada dê certo, ela precisa se tornar um hábito. Do contrário, em pouco tempo você se encontrará na mesma posição em que está hoje: sedentário(a) e ansioso(a) para mudar isso.
Procure fazer uma programação diária que lhe permita a execução do exercício por, pelo menos, 45 minutos e, caso não seja possível praticá-lo todos os dias, procure não dar pausas muito grandes entre as sessões.
4. E, por fim: divirta-se!
O maior segredo de todos para aqueles que não sabem como começar a fazer exercícios é o seguinte: procure por esportes ou atividades que você goste e varie a rotina para manter esse processo interessante.
Se você não está gostando de seus treinos, tente algo diferente. Participe de uma liga de vôlei, por exemplo, matricule-se em aulas de dança de salão, troque os percursos da caminhada e por aí vai. O importante, aqui, é fazer deste um momento divertido, e não uma obrigação penosa e entediante.
Ufa!
Agora você sabe exatamente como começar a fazer exercícios físicos de uma forma segura, prudente e eficaz! Para ter acesso a mais conteúdos como este, fique de olho em nosso blog e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram)!
No mais, não deixe de se movimentar e até a próxima!