Sentir-se nervoso ou ansioso quando se está prestes a fazer uma prova muito importante é extremamente normal e faz parte do processo. No entanto, não é porque esse tipo de “frio na barriga” é comum que nós não possamos dar um jeito de amenizá-lo e, mais importante que isso: fazer uma boa prova.
Pensando nisso e, claro, inspirados por essa época do ano repleta de exames finais, concursos e vestibulares, separamos 5 dicas de como se sair bem nessas circunstâncias. Para saber quais são elas, respire fundo e venha conosco.
Dica 1: deixe tudo preparado para o dia da prova
Convenhamos: ninguém quer passar a manhã do dia da prova correndo de um lado para o outro em busca dos materiais e documentos necessários para fazê-la. Sendo assim, deixar tudo pronto na noite anterior é, talvez, uma das dicas mais valiosas que podemos lhe passar! Faça uma checklist com os itens abaixo e certifique-se de que ela esteja toda riscada antes de ir dormir, combinado?
- Separar os materiais necessários (lápis apontado, caneta, borracha, calculadora etc. Dica extra: não se esqueça de conferir o cartão de informações para saber quais deles são permitidos).
- Deixar a roupa pronta (dê preferência a peças mais leves e confortáveis. Lembre-se de dar uma espiada na previsão do tempo para não ser pego(a) de surpresa).
- Preparar os snacks para a prova (escolha alimentos leves e práticos como frutas, barrinhas de cereal etc).
- Mapear o caminho (se você nunca esteve no local da prova antes, pesquise-o online e planeje sua rota. Considere imprevistos como trânsito, atrasos etc e se programe para chegar com 20 minutos de sobra).
Dica 2: durma bem
Se possível, tente se deitar um pouco mais cedo para conseguir dormir na hora certa. Para ajudar com a ansiedade, recorra a chás calmantes como cidreira, camomila, melissa, entre outros. Além disso, lembre-se de desligar as telas 60 minutos antes de ir para a cama e diminua as luzes para ajudar o seu organismo a relaxar e ceder ao sono.
Dica 3: desperte a mente e o corpo
É muito importante que você, logo na manhã da prova, preocupe-se em despertar a mente e o corpo, e mais importante que isso: prepará-los para um longo período de prova. Para isso, siga as dicas abaixo:
- separe alguns minutos para fazer uma meditação rápida;
- escute sua playlist de músicas favorita;
- evite pensamentos negativos e repita frases positivas para si mesmo(a) sempre que julgar necessário;
- se possível, faça uma sessão reduzida de exercícios para liberar um pouco da tensão.
Dica 4: tome um café da manhã reforçado
Para fazer uma boa prova, é essencial que você tome um café da manhã completo, lembrando que esta é a refeição mais importante do dia. No entanto, cuidado! Fazer um desjejum “caprichado” não quer dizer comer muito, nem que todas as opções (especialmente as doces e gordurosas) estão liberadas.
Dê preferência a frutas, fibras e proteínas magras. Além disso, não saia da sua zona de conforto. Coma aquilo que já é de seu costume, atente-se às medidas e procure por opções que lhe deixarão satisfeito(a) por mais tempo.
Dica 5: alongue-se!
Uma bela sessão de alongamentos pode fazer maravilhas pelo seu bem-estar físico e mental. Sendo assim, procure executar alguns dos exercícios abaixo para aumentar a circulação, preparar o corpo para ficar sentado por muitas horas e ajudar no alívio da tensão de se fazer uma prova.
Rotacione os ombros
Sente-se de forma ereta e coloque as duas mãos no colo. Lentamente, role os ombros para frente em um movimento circular. Depois de 5 rotações, inverta e role-os para trás mais 5 vezes.
Alongue os braços
Agora, estique o braço direito para frente e, com a ajuda da outra mão, traga-o ainda esticado em direção ao ombro esquerdo. Quando você sentir que chegou até o limite, segura essa posição por 30 segundos e depois repita o mesmo processo com o outro braço.
Depois, por trás da cabeça, coloque a mão direita no ombro esquerdo e puxe levemente o cotovelo nessa direção, mantendo os dedos no lugar. Aguarde mais 30 segundos e repita o processo com o outro lado.
Alongue o quadril
Ainda sentado(a), traga o tornozelo direito ao joelho esquerdo formando um 4 com as pernas. Incline-se ligeiramente para a frente e permaneça nessa posição por 30 segundos. Depois, repita o processo com o tornozelo esquerdo.
Alongue os isquiotibiais
De pé, estenda a perna direita para a frente e se incline até tocar os dedos do pé direito, sentindo uma leve tensão na parte de trás da perna. Permaneça nessa posição por cerca de 30 segundos e, depois, mude para a perna esquerda e segure por mais 30.
Alongue o pescoço
Comece sentando-se ereto(a), abaixe lentamente a orelha direita até o ombro direito e depois a orelha esquerda até o ombro esquerdo. Segure a posição por 30 segundos. Repita esse processo 5 vezes de cada lado.
Depois, com a ajuda dos dedos, olhe para cima e empurre o queixo gentilmente nessa direção. Por fim, depois olhe para baixo e empurre a cabeça também nessa direção. Segure ambas as posições por 30 segundos e pronto, você está mais que preparado(a) para fazer uma boa prova!
Agora sim: tenha uma boa prova e até a próxima!
Lembre-se de permanecer tranquilo(a) e confiar no seu potencial! Pode ter certeza de que, com essas dicas, você fará um excelente exame!
No mais, para ter acesso a mais conteúdos como este, fique de olho em nosso blog e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram).