O treinamento funcional é um método de exercício que visa o trabalho de todo o corpo, envolvendo exercícios que ativam o centro de força do corpo. No exercício convencional, em geral, apenas o grupo muscular envolvido é trabalhado. No treinamento funcional, os exercícios físicos permitem explorar melhor as cadeias cinéticas, ou seja, permitem que os músculos trabalhem em conjunto, apresentando um ganho funcional global.
Quando utilizamos este método de exercícios visando a reabilitação, prevenção ou promoção da saúde, o trabalho deve ser realizado de acordo com a necessidade individual dos pacientes. Portanto, sua rotina de atividades diárias, suas atividades esportivas, lesões e patologias devem ser levadas em consideração.
Este método é considerado um programa completo de exercícios que envolve o trabalho de todo o corpo. Ele desenvolve todas as habilidades físicas necessárias, realizando um trabalho articular e muscular. Além disso, promove a melhora do condicionamento físico, o bem-estar, a reabilitação e a prevenção de lesões, bem como a promoção da saúde e da qualidade de vida.
A consequência desse treinamento é uma nítida melhora na execução de tarefas cotidianas e do gesto esportivo. É um treinamento que pode ser feito por pessoas de qualquer idade, uma vez que os exercícios são prescritos de acordo com a necessidade de cada paciente de forma extremamente individualizada.
O Treinamento Funcional é um método de exercícios que visa o trabalho de todo o corpo, envolvendo exercícios de:
- mobilidade;
- estabilidade;
- força;
- resistência muscular;
- potência muscular;
- equilíbrio;
- coordenação;
- agilidade.