RPG

Hoje sabemos que a maioria da população tem passado muito tempo em frente a computadores e celulares e, muitas das vezes, em posições inadequadas, o que pode ocasionar vários problemas posturais. A permanência da mesma posição por longos períodos pode contribuir para o encurtamento da musculatura e a perda da flexibilidade e da elasticidade, levando a uma diminuição da amplitude de movimento e da função muscular.

A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica utilizada na fisioterapia para prevenir e corrigir a postura do indivíduo. Por meio de exercícios, alongamentos, orientações da respiração e métodos utilizados no RPG, o paciente consegue obter uma melhor postura. Problemas comuns da coluna como hérnia de disco, alteração das curvaturas da coluna e escoliose são tratados pelo RPG, mas várias outras patologias ortopédicas também podem se beneficiar desse método como dores no quadril, punhos, tornozelos, joelhos, etc.

A individualidade é algo valorizado no RPG. Por isso, o paciente deve passar por uma avaliação física detalhada, onde busca identificar a principal causa do problema, tratando não só a queixa relatada pelo paciente, mas o corpo como um todo. A frequência e o tempo das sessões dependem de cada caso, mas, na maioria das vezes, pode ser realizada de 1 a 2 vezes por semana com duração aproximada de 1 hora.

É importante salientar que após o tratamento o paciente deve manter a realização dos exercícios orientados pelo fisioterapeuta e escolher uma atividade física que lhe dê prazer, pois assim irá manter a postura adquirida nas sessões e um padrão de movimento adequado, mantendo o corpo em equilíbrio e livre de dores.

Alguns benefícios da Reeducação Postural Global (RPG):

  • redução da dor e do quadro inflamatório;
  • controle e detecção do hábito de bruxismo;
  • reeducação hábitos parafuncionais;
  • restabelecer o equilíbrio osteomuscular;
  • corrigir hipermobilidade e hipomobilidade;
  • restabelecer a congruência disco-côndilo (disco presente na articulação);
  • simetria de movimentos;
  • estabilidade articular.