Reabilitação Vestibular ou Labiríntica

A Reabilitação Vestibular tem se tornado amplamente utilizada no tratamento de pacientes com tontura, desequilíbrio e instabilidade na marcha. É sabido que o sistema vestibular faz parte de um processamento acurado das informações sensoriais sobre os movimentos cefálicos e posturais.

A tontura e o desequilíbrio são queixas frequentes em consultas médicas. No entanto, a tontura não é uma doença, mas sim um sintoma que pode estar relacionada a desordens labirínticas ou a dificuldades não relacionadas com a orelha interna, tais como problemas cardiovasculares, neurológicos, metabólicos, visuais ou desordens psicológicas. Entretanto, grande parte da população que apresenta tontura tem algum problema associado ao sistema vestibular, sendo indicada a reabilitação labiríntica ou vestibular.

O tratamento deve ser elaborado pelo fisioterapeuta de forma individual, objetivando sempre treinamentos com atividades e exercícios específicos que irão estimular o equilíbrio ao labirinto. Quando bem aplicados, o tratamento vai contribuir para a diminuição da intensidade e da frequência da tontura e de problemas visuais,a  melhora no equilíbrio estático (parado) e dinâmico (movimento) e o aumento do nível de atividade física.

Para a realização da reabilitação vestibular, é necessário que o paciente tenha passado por uma avaliação médica e, se possível, realizado exames que avaliam a função vestibular. A partir da avaliação física e análise dos exames, o fisioterapeuta irá definir a melhor conduta a ser prescrita.

O tratamento baseia-se em manobras (exercícios) de reabilitação específicas para a vertigem posicional ou exercícios físicos direcionados e repetitivos, selecionados de acordo com as queixas do paciente e a alteração funcional. Os exercícios envolvem movimentos de cabeça, olhos e tronco e é imprescindível o acompanhamento do profissional neste processo.