Quiropraxia

A Quiropraxia é uma técnica milenar, onde as pessoas já tinham o conhecimento da importância da coluna vertebral como forma de equilíbrio e sustentação do nosso corpo. Na história moderna, ela retornou em meados de 1895, nos Estados Unidos.

O termo Quiropraxia significa “praticar com as mãos” e tem como principal objetivo, alinhar seu corpo. É uma especialidade da fisioterapia que se preocupa com o diagnóstico, tratamento e prevenção de desordens do sistema nervoso, muscular e esquelético e os efeitos destas desordens na saúde geral. Pode auxiliar no tratamento de doenças que atingem tendões, ligamentos, articulações e músculos, que podem ser ocasionados por diversos fatores como: má postura, posturas mantidas por longos períodos, estresse, ansiedade, traumas em lesões esportivas, etc.

O paciente, deve passar por uma avaliação com o fisioterapeuta de forma individual ampla e bem detalhada, não levando em consideração somente a doença apresentada.  Após avaliação física, o profissional terá um diagnóstico mais preciso e através de aplicação de técnicas especificas, consegue recuperar o movimento normal da articulação afetada, promovendo uma melhor mobilidade e reequilíbrio do sistema.

A Quiropraxia atua principalmente com orientações posturais, exercícios, técnicas e manobras manuais (ajuste articular e/ou manipulação – manobras rápidas seguidas de “estalo”) nas articulações que apresentam uma redução da mobilidade normal – hipomobilidade, que possam estar causando dores em uma determinada região ao redor dessa mesma articulação ou em uma região distante. Dessa forma, o paciente poderá realizar suas atividades normais sem nenhum tipo de sobrecarga nas articulações.

A principal função da Quiropraxia é melhorar os quadros de dores através de estímulos que as mobilizações e manipulações geram diretamente no sistema nervoso central. Dessa forma, ela também é indicada para aqueles pacientes que apresentam quadros de dores agudas e crônicas que acabam incapacitando-os de terem uma vida saudável e sem queixas.

A Quiropraxia traz vários benefícios para a sua saúde podendo melhorar a postura, trazer alívio dos sintomas de forma mais rápida logo nas primeiras sessões, alinhar as articulações, melhora da qualidade de vida e saúde mental.

Quem pode se beneficiar com a Quiropraxia?

• crianças;
  • adolescentes;
  • adultos;
  • idosos;
  • gestantes;
  • atletas.

Algumas doenças que podem ser tratadas com a Quiropraxia:

• dor do nervo ciático;
  • hérnia de Disco;
  • cervicalgia (dor no pescoço);
  • lombalgia (dor lombar);
  • dor na pelve;
  • dor nos ombros e braços;
  • fibromialgia;
  • problemas menstruais;