Psicologia

A psicologia é uma área da saúde que auxilia o indivíduo a compreender melhor seu comportamento, as suas funções mentais e os seus conflitos internos.

Na maioria das vezes, esse tipo de tratamento é realizado em consultórios (intervenções clínicas onde o psicólogo irá auxiliar e dar assistência ao paciente na superação de algo que esteja vivenciando – medos, estresse, inseguranças, depressão, traumas, perdas, momentos e processos difíceis de superação, distúrbios alimentares, etc). Mas, também podem atuar em hospitais e até mesmo no domicílio.

A psicologia é uma área da saúde com o campo de atuação muito abrangente. Por isso, existem vários tipos de assistências e técnicas utilizadas no tratamento, podendo esse profissional atuar com crianças, adolescentes, adultos, terapias de casais, familiar e/ou de grupos, nos ambientes escolares, hospitalares e esportivos, no meio acadêmico com pesquisas etc.

As principais características de um psicólogo são as habilidades de interagir, ouvir, manter sigilo de todos os assuntos abordados durante o tratamento, raciocínio abstrato e ser totalmente imparcial. As sessões são totalmente voltadas para o diálogo, por isso o profissional precisa ter empatia para que seu paciente se sinta confortável e confiante, obtendo, assim, um resultado favorável e positivo no tratamento. Mas, vale lembrar que, após ouvir, é importante que o psicólogo saiba dar feedback, fazer suas considerações pensando sempre nas teorias estudadas, confrontar o paciente quando necessário e valorizar o outro de forma verbal.

Como foi dito, a psicologia é uma área de muitas atuações, por isso torna-se de suma importância que esse profissional esteja sempre se atualizando – acompanhar as mudanças na sociedade e no mundo – para que ele possa atuar de forma positiva e obter resultados satisfatórios na sua intervenção.