Pilates é um método de exercício físico, desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates. Visando ganhar força muscular, condicionamento físico e melhorar sua saúde, ele investiu tempo em estudos da anatomia e fisiologia do corpo humano e desenvolveu exercícios físicos em aparelhos rústicos criados por ele mesmo. Além disso, percebeu que, com o método criado, era capaz de ganhar massa muscular sem gerar tensões ou desequilíbrios nos músculos e articulações.
O Pilates é uma técnica bem diferente dos exercícios convencionais, que são padronizados e repetitivos. A técnica prioriza a individualidade do paciente, objetivando sempre a reeducação postural e a qualidade dos movimentos executados, trazendo benefícios para o corpo e para a mente. Os exercícios convencionais são focados em repetição e força. O Pilates, por sua vez, apresenta uma variedade de movimentos, que devem ser executados com qualidade, baixa repetição e alta concentração. O método é focado principalmente no fortalecimento dos músculos do abdômen, dos glúteos e da coluna, estruturas que auxiliam a estabilidade de todo o corpo.
As aulas são compostas por uma gama de exercícios que podem ser realizados no solo ou em equipamentos específicos do Pilates. Estes aparelhos são compostos por molas que vão gerar a resistência necessária durante o exercício. Associados a eles, podemos utilizar vários outros tipos de acessórios como bola bobath, halteres, elásticos, discos de equilíbrio, etc.
O método é composto por alguns princípios básicos como o aumento da flexibilidade, o auxílio no controle da respiração, a melhora da postura, a qualidade de movimento, a estabilização muscular e o controle motor.
O Pilates tem se tornado uma atividade bastante comum entre a população, podendo ser praticada em qualquer idade e não tendo nenhuma contraindicação. Pode ser praticado tanto como atividade física e condicionamento físico, quanto como reabilitação (tratamento de doenças). O fisioterapeuta, então, deverá fazer uma avaliação completa do paciente e designar os recursos do pilates que deverão ser utilizados, fazendo o tratamento ser especializado e individualizado. Dessa forma, o Pilates e a Fisioterapia são aliados na busca pelo bem-estar.
O profissional da fisioterapia é habilitado para a orientação dessas atividades, garantindo atendimento de qualidade.
Entre os benefícios da prática do Pilates estão:
- aumento da força muscular global;
- melhora da capacidade respiratória – condicionamento físico;
- aumento da flexibilidade e elasticidade muscular;
- alívio de dores e tensões e relaxamento;
- melhora da coordenação motora, do equilíbrio, da consciência corporal e da concentração;
- reeducação postural;
- melhora do desempenho nos esportes – auxilia na prevenção de lesões;
- diminuição do estresse e melhora da qualidade de vida.