A fonoaudiologia é uma área da saúde que é conhecida popularmente por ser responsável pelo tratamento dos distúrbios da “fala e voz”, mas ela não se resume somente a isso. Esses profissionais da saúde atuam em todas as etapas referentes ao desenvolvimento da comunicação humana, atuando na sucção e nas alterações da mastigação e deglutição. Indivíduos com distúrbios de comunicação (oral e na escrita) e alterações vestibulares e auditivas também podem ser acompanhados por um fonoaudiólogo.
O profissional de fonoaudiologia pode atuar com todas as faixas etárias e tem total autonomia para avaliar, diagnosticar e atuar na prevenção e reabilitação desses indivíduos. Na primeira consulta, associado a outros exames complementares, ele deve realizar vários testes específicos para compreender melhor seu grau de perda auditiva e o quanto isso afeta sua qualidade de vida. Após a avaliação, ele irá prescrever e realizar vários exercícios específicos para cada caso (relaxamento e fortalecimento de musculaturas faciais, trava línguas, gargarejar água), que irão contribuir para a melhora das disfunções.
A duração do tratamento depende de cada caso e paciente, mas considera-se um tratamento de médio a longo prazo, podendo variar entre 6 meses a 2 anos.
Exemplos de distúrbios que podem ser tratados com a fonoaudiologia:
- gagueira;
- distúrbios e alterações da fala, da linguagem e da escrita;
- voz;
- dificuldades no aprendizado da linguagem;
- disfagia;
- pacientes que foram acometidos por câncer de cabeça e pescoço;
- Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA);
- entre outros.