Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Essa especialidade da fisioterapia é uma das mais procuradas pela população e vem sendo cada vez mais reconhecida, pois trata-se de uma especialidade focada na prevenção, no cuidado e no tratamento de alterações do sistema musculoesquelético, sejam elas crônicas ou agudas. Sua atuação está voltada para doenças e disfunções relacionadas aos ossos, músculos, articulações, ligamentos, além de focar no processo de reabilitação de traumas, fraturas, entorses, lesões musculares e ligamentares.

Sabemos que, atualmente, grande parte da população apresenta algum tipo de queixa – dor, sintoma ou incapacidade – durante as atividades da vida diária (AVD’s). Nesse caso, o papel do fisioterapeuta traumato-ortopédico é trazer alívio desses sintomas, evitar complicações, agravamento do quadro clínico e/ou possíveis intervenções cirúrgicas, além de promover uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Fisioterapia Traumato-Ortopédica Preventiva:

sua função é prevenir o surgimento de doenças e de problemas em todo o corpo e proporcionar uma melhor saúde e qualidade de vida. Ela é usada principalmente por atletas e idosos, mas pode ser adaptada para pessoas de qualquer faixa etária.

Outro local que podemos utilizar a fisioterapia traumato-ortopédica preventiva são nos ambientes de trabalho (ginástica laboral), pois irá minimizar os riscos de acidentes e aparecimento de lesões musculoesqueléticas.

A característica mais importante da fisioterapia preventiva é a sua fácil adaptação à realidade da pessoa, respeitando as limitações, as necessidades e os riscos  de cada indivíduo. Por meio de uma avaliação física, o profissional consegue identificar as fraquezas e as disfunções que o indivíduo possui, trabalhando, assim, de forma individual em cima de cada uma delas.

Fisioterapia Traumato-Ortopédica na Reabilitação pós-lesões:

visa melhorar e tratar queixas e sintomas relatados pelo paciente que sofreu algum tipo de lesão. Por exemplo: corridas, musculação, competições em geral, atividades do dia a dia etc. Nesse caso, a função da fisioterapia traumato-ortopédica é proporcionar um retorno ao ritmo de vida sem prejuízos, melhorar a capacidade funcional do paciente e colaborar para um retorno mais rápido às atividades diárias.

Fisioterapia Traumato-Ortopédica na Reabilitação pré e pós-operatório:

a atuação da fisioterapia no pré-operatório é pouco divulgada, mas traz um papel importante para uma recuperação mais rápida e eficaz. Ela contribui para a manutenção da movimentação das articulações, auxilia no trofismo muscular e ajuda na elasticidade dos tecidos e músculos, facilitando, assim, tanto o trabalho cirúrgico quanto o pós cirúrgico.

Já no pós-operatório, a fisioterapia traumato-ortopédica possui um papel importante na reabilitação do paciente. O profissional irá atuar na cicatrização, estimular a movimentação, evitando, assim, as consequências provenientes da imobilidade como a fraqueza muscular, a rigidez da articulação e a hipotrofia. Dessa forma, por meio do processo de reabilitação, a fisioterapia irá proporcionar alívio dos sintomas e do quadro doloroso. Além disso, irá prevenir os agravos, incentivando, assim, o cuidado com a saúde, o aumento da função e o preparo do paciente para um retorno mais rápido às suas atividades diárias.

São diversas as doenças que podem ser acompanhadas e tratadas por esses profissionais, dentre as mais comuns podemos destacar:

• pré e pós-operatório de cirurgias traumato-ortopédicas: rupturas ligamentares, implantes de próteses (joelho, quadril, ombro), artroscopias, meniscectomia, amputação, entre outras;
  • hérnia de disco – lombar, torácica e cervical;
  • artrites/artroses;
  • tendinites em geral;
  • bursites;
  • osteoporose;
  • reabilitação pós fraturas;
  • alterações posturais;
  • lesões ligamentares;
  • contraturas e estiramentos musculares;