Fisioterapia Neurológica Adulto e Infantil

A Fisioterapia Neurológica ou Fisioterapia Neurofuncional é reconhecida pelo Coffito como uma especialidade desde 1998. É a área da fisioterapia que atua nas doenças ou sequelas relacionadas aos danos do Sistema Nervoso Central e/ou Sistema Nervoso Periférico, de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa. Ela requer muito conhecimento, cuidado, dedicação e carinho, pois vários casos apresentam evolução lenta, mas, independentemente disso, podemos conquistar resultados surpreendentes.

O objetivo principal é promover qualidade de vida, prevenir o surgimento de novas doenças e complicações, reinserir o paciente novamente na sociedade, readaptá-lo na nova realidade com o maior nível de independência possível, melhorar a força muscular, equilíbrio e coordenação motora, alinhar a postura, aprimorar a memória e a cognição e buscar o equilíbrio do bem estar físico e emocional. Tudo isso para que o paciente possa retornar para suas tarefas e atividades de vida diária (AVD’s) o mais rápido possível.

Essa especialidade da fisioterapia pode atuar em indivíduos de todas as idades como idosos, adultos ou crianças e adolescentes, sempre utilizando equipamentos, aparelhos e/ou técnicas específicas para cada caso.

Em pacientes pediátricos, o foco da fisioterapia neurofuncional é estimular o desenvolvimento neuropsicomotor, recuperar padrões de movimento e melhorar as possíveis sequelas das lesões neurológicas ocasionadas por mudanças pré-natais, perinatais e pós-natais. O tratamento deve ser realizado de forma individualizada, levando em conta as necessidades de cada criança. A fisioterapia busca promover a independência funcional por meio de habilidades motoras e sensitivas.

Há vários tipos de desordens neurológicas infantis, dentre elas podemos destacar:

• desordens congênitas (ocorrem no período gestacional ou nascimento);
  • desordens adquiridas (ocorrem após o nascimento);
  • desordens de desenvolvimento (ocorrem em algum estágio do desenvolvimento da criança);
  • desordens da medula espinhal;
  • etc.

Conheça exemplos de doenças em que a Fisioterapia Neurológica Adulto e Pediátrica pode atuar:

• doença de Parkinson;
  • esclerose múltipla;